Mercado Brasileiro: milestones (1960 - 1969)

sábado, 25 de janeiro de 2014


O surgimento da Companhia Nacional de Guindastes – CNG (desmembramento da IMTEC), o início das atividades da unidade fabril de Huber-Warco e Caterpillar (em 1960), o lançamento de produtos no mercado nacional e a realização de grandes eventos, marcam a década de 60 (1960 – 1969).


1960 

* Importado equipamentos Euclid para trabalhar na construção da Rio-Bahia. Em 1937, deu-se início a construção da rodovia Rio-Bahia. O Presidente João Goulart (1961 - 1964), que a inaugurou no dia 30 de maio de 1963, na divisa dos estados da Bahia Minas Gerais.

* Fusão da Estiragem Brasileira de Metais Ltda. com a Manuel Alves Filho – Máquinas e Motores, resultando na criação da Malves – Comércio e Indústria de Máquinas Ltda..

* Realizada a FIMAFE - Feira Internacional de Material Ferroviário (de 22 de outubro a 06 de novembro). Nesse evento, a Comac - Cia Importadora de Máquinas exibiu os guindastes e escavadeiras Link-Belt.


1961 

* Lançamento do guindaste Krane Kar modelos AX e AY no mercado brasileiro.

* Fundado em 27 de setembro o Jornal O Empreiteiro por Pedro Ernesto de Luna e tendo como redator-chefe o seu irmão Pedro Bandeira. Em 1968 o Jornal transformou-se na Revista O Empreiteiro.

*Madal S.A. lança a raspadeira (scraper), dotada de sistema hidráulico inédito, de carga e descarga. A retroescavadeira RE-4, era lançada em 1973.


1963 

* Lançada em agosto pela Editora Abril a Revista Transporte Moderno. Em agosto de 1976, a revista passou a ser editada pela Editora TM Ltda..


1964 

* A Scania-Vabis do Brasil introduz experimentalmente em nosso país, 02 caminhões já testados e aprovados na Suécia, o LS-76 e LT-76.


1965 

* A Otto Deutz S/A lança seu trator de esteiras brasileiro.

* O diretor de vendas da Mack Worldwide Limited, Sr. Frank Koppelman, visita o Brasil para aplicação dos caminhões fora-de-estrada.

*Munck amplia a indústria para fabricação de retroescavadeiras e guindastes móveis. A Munck além de sua linha de fabricação era distribuidora no Brasil, em 1973, dos guindastes hidráulicos Tadano Iron Works & Co. Ltd.

* Firmado uma joint venture entre Bucyrus-Erie e a FNV no Brasil para a produção de escavadeiras.


1966 

* Em abril desse ano, foi apresentada a primeira escavadeira FNV-Bucyrus 22-B produzida no Brasil.

* Apresentado durante a realização da VI Feira da Mecânica Nacional, o rolo compactador Hyster C200C e C210B, sendo os primeiros fabricados pela empresa em nosso país.

* Lançamento do trator de esteiras HD-3, trazendo a marca FNV-Allis Chalmers. O Brasil viu-se livre da importação de mais um produto de grande necessidade, passando a utilizar um similar fabricado aqui mesmo, e com qualidade internacional.


1967 

* A SUDENE firma contrato com a Equipamentos Clark S/A para a aquisição de 80 pás-carregadeiras Michigan 75-III fabricadas em Valinhos, São Paulo.

* A Moto Agrícola S/A anuncia três novos tratores Fiat no Brasil: o AD18, FL12 e FR12, respectivamente.


1968 

* A Samar Equipamentos de Engenharia Ltda. realiza as demonstrações da maior, mais moderna e possante pá-carregadeira Lorain ML500A na Pedreira Esteves em Jacarepaguá, Rio de Janeiro.


1969 

* Realizada a Feira da Indústria Britânica no Ibirapuera, São Paulo, Capital. A empresa British Crane & Excavator Corporationa Ltd. fez demonstrações do guindaste automotor, diesel hidráulico, o Coles Hydra 120T. Participaram do evento as empresas Aveling-Barford Ltd., Consolidated Pneumatic Tool Co. Ltd., Priestman Construction Equipment e a Holman Brothers Ltd.

* Realizada a Feira Industrial da Mecânica Italiana no parque do Ibirapuera, São Paulo, no Brasil. Escavadeiras hidráulicas, pás-carregadeiras e tratores de esteiras estavam entre as novidades.

* A Sotema assume a representação dos caminhões fora-de-estrada Euclid no Brasil.




* Foto: anúncio da Intermaco - Internacional de Máquinas Ltda. Indústria e Comércio (em 1968). 
* Nota: as informações acima estão em forma resumida. Para maiores detalhes consulte o autor.

0 comments:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP