Mercado Brasileiro: milestones (1980 - 1989)

sábado, 8 de fevereiro de 2014


No dia 10 de março de 1988, a Lion S/A inaugurou as novas instalações no Bairro da Alemoa em Santos, São Paulo. A cidade de São Paulo era província do Império, quando um homem chamado Alberto Lion, estabeleceu na Rua Direita, 35R, a sua Casa Lion no dia 28 de janeiro de 1887, dedicando-se a venda de artigos diversos por atacado, desde material de limpeza e ferramentas até vinhos e charutos.

Neste mesmo ano, a empresa entregou 20 colheitadeiras de algodão John Deere 9950, de quatro linhas, provenientes dos Estados Unidos, as primeiras que chegaram ao Brasil.


1980

* Realizado "Seminário Técnico Sobre Mineração" no Centro de Comércio dos Estados Unidos em São Paulo.


1981

* Lançamento do trator agrícola Case 4490, substituindo o modelo Case 2470. O lançamento ocorreu na fábrica da empresa e na Unidade de Formação Profissional do SENAC em Sorocaba, São Paulo.


1982

* As duas primeiras unidades resultantes da nova licença, a escavadeira Link-Belt 295-BII destinadas para o Brasil, foram encomendados à Mitsui Engineering and Shipbuilding Co. Ltd..


1983

*Müller S.A. Industria e Comércio adquire o controle acionário da divisão de caminhões fora-de-estrada da Wabco em Sumaré. A Müller foi fundada no Brasil em 1956. Ela produziu em nosso país, além de rolos compactadores, uma escavadeira hidráulica da marca Fuchs.


1984

* Barber-Greene do Brasil Indústria e Comércio S.A., fabricante de máquinas para terraplenagem e mineração passa às mãos de empresários brasileiros, depois de mais de 25 anos de operação no Brasil.


1985

* São exportados pela Tema Terra Maquinaria Ltda. para os Estados Unidos, mais dois guindastes sobre esteiras, Tema American, com capacidade de operação de até 75 ton..


1986

*Mannesmann Demag Ltda., de Belo Horizonte - MG, apresentou a maior escavadeira hidráulica do mundo, fabricada na Alemanha. A escavadeira Demag H-24 foi entregue a CVRD no Brasil.


1987

* Em janeiro deste ano, a subsidiária da Clark-Michigan no Brasil, passou a denominar-se VME Brasil Equipamentos Ltda.. Um dos modelos de pá-carregadeira que merece destaque, é a L-30.


1988

* Fundada em setembro desse ano, a Sobratema - Sociedade Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção.


1989

* Após um longo período de negociações, a Tema Terra Maquinaria Ltda. é adquirida pelo empresário Leonardo Offerhaus.

* A Mannesmann Demag Ltda., firma um acordo operacional com o Conglomerado Battistella para representação das escavadeiras hidráulicas Demag nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.




* Foto: retroescavadeira de Case (em 1984).
* Nota: as informações acima estão em forma resumida. Para maiores detalhes consulte o autor

0 comments:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP