Mercado Brasileiro: milestones (1990 - 1999)

sábado, 15 de fevereiro de 2014


Importadas Case. As melhores máquinas da terra” – assim dizia um anúncio da valetadeira contínua Case 760 e da retroescavadeira Case 580K (4x4) em 1991.

Não imobilizados pelo pessimismo, os fabricantes procuram saídas, como a exportação e a diversificação de produtos, ampliando seus mercados. Qualidade e produtividade continuam sendo as grandes metas do setor, principalmente após a abertura do mercado brasileiro para as máquinas importadas.

Em 1994 foi fundada a Geomax Equipamentos Ltda. dedicando-se na distribuição de máquinas para construção pesada, mineração e indústria.

Fundada em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, a Wacker Máquinas Ltda. transferiu para a cidade de Jundiaí, São Paulo.

Em fevereiro de 1995, a Bauko Máquinas S/A iniciou a distribuição das retroescavadeiras JCB e, em agosto, a distribuição das empilhadeiras Nissan. Será que alguém se lembra?

Por fim, não posso deixar de mencionar: a O&K Mining Gmbh, fabricante alemã de máquinas para construção e mineração elege a KRK Hidroserv Ltda., em Belo Horizonte, Minas Gerais, como seu representante em 1997.


1990

* Lançamento no mercado brasileiro do trator de esteiras D73E-1 e das motoniveladoras Série 800 pela Komatsu-Dresser Brasil Ltda..


1991

* Importado a primeira escavadeira hidráulica, modelo FH400 para o Brasil. O equipamento é fabricado pela Fiat-Hitachi na Itália.


1992
  
* Os primeiros equipamentos de JCB (retroescavadeira e mini-escavadeiras) chegam no Brasil.

* Formada a Cifali-Bitelli S.A., entre a Cifali & Cia Ltda. e a Bitelli SpA..


1994

* A Yanmar, fabricante de mini-escavadeiras, nomeia representante no Brasil.


1995

* Realizada a M&T Expo. O evento, na sua primeira edição, reuniu 70 expositores (de 95 marcas) numa área de 07 mil m². No ano de 1999, em conjunto com a 3ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e, realizou pela primeira vez, a 1ª Feira Internacional de Equipamentos para Mineração.


1997

* A Daewoo Heavy Industries Ltd. passa a importar e distribuir no mercado brasileiro, seus equipamentos.


1998

* Início da comercialização dos rolos compactadores de HAMM AG. no Brasil.

* Início da comercialização das motoniveladoras Champion e das escavadeiras hidráulicas Samsung.




* Fotos: anúncios da transferência da unidade fabril da Ford New Holland para Curitiba, Paraná (em 1991/92). Escavadeira hidráulica de Case (em 1998).
* Nota: as informações acima estão em forma resumida. Para maiores detalhes consulte o autor

0 comments:

Postar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP